22.9.09

MENOPAUSA E ENXAQUECA

A mulher melhora da enxaqueca após a menopausa. Este conceito popular domina o imaginário de médicos e pacientes. Devido à queda da produção de estrogênio e consequentemente da variação de seu nível sanguíneo durante o mês, após a menopausa muitas mulheres com enxaqueca realmente melhoram da frequência da dor.
Homens após andropausa também tendem a melhorar e não raro a enxaqueca desaparece nesta fase da vida.

É importante ressaltar no entanto que embora muitas pacientes melhorem no pós menopausa, outras mantem-se com o seu padrão doloroso e outras ainda apresentam exacerbação do quadro álgico.

HÁ ESTUDOS QUE INDICAM QUE:

· 62% das pessoas melhoram da dor de cabeça com a menopausa;
· 20% mantem as características da dor inalteradas
· 18% relatam a piora da dor.


ENXAQUECA NA TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL

Mulheres em uso de reposição hormonal podem apresentar importante piora da enxaqueca. É comum a observação de pacientes que evoluíam muito bem em seus tratamentos para a dor de cabeça e ao iniciarem terapia de reposição hormonal, revelaram piora das crises. Isso se deve a oscilação do nível sanguíneo do estrogênio quando a reposição é interrompida ao término de cada ciclo.

COMO EVITAR AS CRISES DA ENXAQUECA?

-Mudanças no estilo de vida contribuem para o controle das crises de enxaqueca. Por exemplo, hábitos regulares para as refeições e sono;

-Mudanças na dieta diminuindo ou até mesmo eliminando certos alimentos que deflagram a dor;

-Evitar a ingestão de bebidas fermentadas como por exemplo o vinho tinto;

-Não se expor demasiadamente ao sol e à claridade;

-Evitar o uso excessivo de perfume ou a permanência em locais recém-pintados ou onde se estejam utilizando solventes químicos;

-Dietas ricas em magnésio e em um aminoácido chamado triptofano são úteis. O magnésio encontra-se em alimentos verdes frescos, frutos do mar e nozes e o triptofano é encontrado em alimentos como verduras frescas, feijão e outros cereais integrais.

Mas não esqueça que só um médico pode ajudar!

2 comentários:

  1. É tudo isso aí amiga. Certíssimo!!Ah! E mais uma boa dose de compreensão, paciência e flexibilidade, para se aceitar e aceitar que muitas pessoas não te "aceitam", por falta de informação do que é a enxaqueca e de como ela nos atinge, porque muitas vezes temos que abrir mão de muitas coisas para ter uma vida melhor.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo15:06:00

    Mulheres, se cuidem!
    Nosso corpo é santuário do Espírito Santo.Deus nos fez perfeitas.
    Amor,sabedoria, e gratidão

    são ingredienes indispensáveis para manter a saúde em alta.

    ResponderExcluir

Indique o Blog!