19.9.09

MENOPAUSA NÃO É ALGO TÃO SIMPLES ASSIM!

Nunca fui muito de pensar no amanhã. Vivi sempre o hoje,o momento,o instante... porque a minha juventude me parecia eterna. Aos quarenta anos encarei a realidade da Menopausa. Não mais ovulava,não mais corria riscos de uma gravidez e tinha ficado livre da visitinha menstrual. A minha primeira menstruaçaõ foi aos quatorze anos e tinha passado a vida escutando as pessoas dizerem que minha Menopausa seria bem tardia. Menstruei tarde e entrei na Menopausa cedo! Achei até graça! A minha Menopausa chegou sem hora marcada e acho que nem deu licença para o climatério me conhecer. Eu sabia que a Menopausa fazia parte da vida de qualquer mulher!Mas que apenas chegou um pouco cedo para mim,que estava livre do meu companheiro mensal OB,não queria mais filhos mesmo e que a vida iria continuar como antes.Que nada mudaria! Eu não tinha nenhum conhecimento profundo dessa Menopausa.E não tive o menor interesse de buscar informações maiores sobre essa nova fase que eu tinha acabado de entrar tão de repente. Os meses foram passando... De repente iniciou algumas mudanças no meu corpo,no meu rosto,nos meus pensamentos e na minha alma.Mas eu nem aí para nada!Estava é me achando mais amadurecida porque eu já era uma mulher na menopausa e não me importei com tais mudanças. Engordei alguns quilos do nada,mas eu continuava com a mesma alimentação. Tive que começar a refazer o meu guarda roupa porque os dez quilinhos a mais simplesmente não conseguiam se enfiar em nenhuma peça de roupa minha. Passei a varar noites a dentro e dormir todos os dias abraçada com o Sol. A minha pele continuava a mesma,mas algumas pequeninas rugas começaram aparecer. Celulites habitando sem cerimônia em minhas coxas. Um calor anormal invandia meu corpo!Eu vivia numa fogueira 24 horas! Fui aos poucos me tornando mais agitada,mais impaciente,mais ansiosa,com pavio curto demais,com humor quase sempre azedo e extremamente estressada. Meus pensamentos começaram a ficar um tanto confusos em relação a mim mesma,a tudo que fiz e que deixei de fazer pela vida a fora. E eu que era uma mulher tão senhora de mim,tão forte...!!!Fui percebendo aos poucos que diante de algumas situações eu me tornara frágil. De repente,um comentário sútil aqui e outro ali das pessoas. Só assim percebi que as mudanças foram trágicas e que eu não tinha ainda a menor consciência. Pela primeira vez fui para frente de um espelho em busca de mim mesma.Pude ver nitidamente o reflexo interno e externo de uma outra mulher ...que até então eu desconhecia. Foi quando passei a fazer algumas pesquisas sobre a menopausa,procurei ajuda médica, iniciei o uso de cosméticos religiosamente,comecei a dar maior atenção a minha alimentação,fui em busca de entender melhor a minha nova alma de mulher e finalmente pisei consciente no chão da terceira idade. Entendi que menopausa não é algo tão simples assim!Pelo menos para mim! Existe nela alguns mistérios,alguns segredos...

3 comentários:

  1. Anônimo04:25:00

    Pois é amiga, a minha menopausa começou mais cedo ainda por outros motivos,engordei devia perder uns quilinhos, mas as dietas até resultam mas depois lá vem a depressão e então sinto-me melhor assim, mais fortezinha mas mais feliz. Nunca tomei qualquer medicação para substituir o período, estou bem, dentro da minha idade, até tenho uma pele óptima sem rugas, não sei se é genético, sinto-me mais descontraída porque perdi o medo de engravidar que mesmo com precaução às vezes acontece.Neste momento da minha vida estou só mas mais feliz que nunca. Preencho os meus tempos a fazer o que gosto o que para a saúde é óptimo, como muita fruta e legumes que faz bem à pele.Danço, canto, choro, rio saio, isolo-me, escrevo,leio,faço trabalhos manuais e até estudei. Por isso amiga apesar de ser cardíaca e hipertensa vivo a vida sem medos.Que bom que é não ter aquela visita.O amor melhorou e de que maneira.
    Força e fique bem.Bjo.

    ResponderExcluir
  2. Super interessante o que li aqui... vim retribuir a visita, e adorei o que li.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Gostei também dos textos, ainda não cheguei ao climatério nem conheci a menopausa, mas sei que já estou muito além do lucro!!!!
    Tive 1 filho menino aos 22 anos e uma menina aos 44.........
    Estou agora com 47, estive grávida novamente este ano e perdi o bebê...... meu marido ainda quer mais uma filha......
    Tenho medo de mais uma gravidez nessa altura da vida e também tenho medo da impossibilidade de tê-la! Mulheres.......... difícil entender.....
    Coisas boas desejos para vocês!

    ResponderExcluir

Indique o Blog!